FinOps: entenda o que é e as suas principais vantagens

Buscar

Search

Compartilhe:

Servidores, fotos, banco de dados, aplicativos, hoje em dia é possível encontrar tudo isso dentro das famosas ‘nuvens’. E, não são apenas pessoas físicas que tem recorrido a essa facilidade, diretores de tecnologia da informação e CIOs também estão indo em massa para o serviço de nuvem, seja pública, privada ou híbrida.

Esse movimento tem acontecido porque a migração de sistemas e dados para a nuvem permite se tenha uma maior elasticidade do ambiente. Todavia, mesmo sendo uma alternativa com diversos benefícios, existe um fator que tem dado dor de cabeça a diversas organizações: o custo do serviço.

O aluguel da nuvem é feito no modelo Pay-as-you-go e é calculado com base naquilo que a companhia consome no período, podendo variar muito, dependendo da quantidade de recursos que uma empresa tem e a forma como utiliza.

E, para sanar esse problema, as empresas têm recorrido cada vez mais ao FinOps (operações financeiras), uma forma de gerenciamento de negócios que busca calcular os custos do serviço da nuvem pública. Como alguns dos principais fornecedores do serviço hoje, temos: Amazon Web Services – AWS -, Microsoft Azure e IBM Cloud ( parceiros da SempreIT) e o Google Cloud.

Se você ainda não entendeu o que são os FinOps e quais são as suas vantagens, não se preocupe. Isso é o que vamos explicar ao longo deste artigo. Continue lendo.

O que são FinOps

Em uma resposta curta: um modelo operacional. Logo, ele usa da inteligência para combinar uma série de práticas recomendadas, e assim facilita saber o custo dos serviços em nuvem ao final do mês. Logo, ele é uma forma de ajudar os setores financeiros a terem responsabilidade financeira.

A partir de um novo conjunto de processos, profissionais de finanças, negócios e tecnologias que formam times com seis princípios:

1 – Colaboração entre os times;

2 – Mais valor = mais motivação para tomar decisões;

3 – Todos tem responsabilidade sobre o consumo do serviço;

4 – A exposição dos dados do FinOps deve ser feita de maneira clara e compreensível a todos;

5 – O gerenciamento é realizado a partir de um time central;

6 – Deve ser realizado a partir do modelo já existente de custo que varia da nuvem.

Quais são as fases do FinOps

São três os pilares da jornada do FinOps que devem ser seguidos para obter sucesso.

Informar

Considerada a primeira fase do FinOps, é ideal para entender quais são os custos do projeto – realizando orçamento e previsão de gastos – e também é o momento para que as equipes façam benchmarking e consigam visualizar melhor os dados para depois pensar no sistema, o que nos leva ao próximo passo.

Otimizar

Uma vez que as organizações já tiveram as capacitações necessárias para operar e estão com o orçamento e planejamento financeiro em mãos, é hora de pensar em performance. Nessa etapa, é realizada a otimização do serviço na nuvem.

A ideia é que sejam feitos os ajustes do orçamento, baseados na etapa um, e desativem custos desnecessários, para que o serviço se torne mais eficiente e menos custoso.

Operar

Equipes comerciais, operacionais, financeiras, diretorias, todos eles devem entender e se adaptar a migração de dados para a nuvem para que ele possa funcionar. Logo, nessa etapa é o momento de comunicar quais são as ações propostas nas nuvens, o que não será utilizado e orientar a todos como agir e se antecipar para possíveis imprevistos.

No início, pode ser difícil para as pessoas da organização se adaptarem aos serviços na nuvem, mas como tudo na vida, é uma questão de tempo e mudança de cultura. E isso irá acontecer também no processo de adaptação aos FinOps, uma vez que exige que as pessoas trabalhem em equipe, o que pode ser um desafio.

Quais as vantagens do FinOps?

O FinOps é sem dúvida a maneira mais eficiente e prática para que as organizações calculem seus custos dos serviços em nuvem. E, a partir da integração das equipes de tecnologia, negócios e finanças/comerciais, elas irão conseguir otimizar processos e trabalhar mais rápido, consequentemente, diminuindo o custo.

Para além disso, existe uma outra vantagem enorme em se adotar os FinOps: geração de valor para a empresa .

Gerando valor por meio dos FinOps

Como você já deve saber, existem diversas empresas que prestam o serviço de armazenamento de dados em nuvem, e cada uma delas tem o seu próprio contrato, vantagens e custos.

Logo, se sua empresa aplicar o FinOps da maneira correta, é possível utilizar não apenas uma, mas várias nuvens simultaneamente, aproveitando as vantagens de cada uma e evitando desperdícios de recursos e tempo. Assim, a preocupação da equipe para de ser ‘quanto estou gastando’ e começa a ser em investir em tecnologias e gerar cada vez mais valor.

Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre como os FinOps podem ajudar a sua empresa a reduzir custos e gerar valor, entre em contato conosco e conheça o nosso serviço de consultoria hoje mesmo.

Chamada: Sua empresa quer aderir ao sistema de serviço em nuvens, mas tem medo que os custos variem muito e acabe não tendo controle do orçamento?

É para isso que existem os FinOps – operações financeiras – um modelo operacional de gerenciamento de negócios criado justamente para calcular os custos do serviço em nuvem.

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com*

Obrigado pela sua mensagem! Em breve entraremos em contato

tranformacao digital