Assessment: como funciona e os principais benefícios

Buscar

Search

Compartilhe:

Você sabia que há uma forma de facilitar o alinhamento de ideias entre uma empresa e seus funcionários? E que a contratação de novos colaboradores se torna muito mais eficaz com a seleção baseada nesta técnica de avaliação?

Isso é possível por meio do Assessment. Neste conteúdo você vai entender melhor como ele funciona e quais são os seus benefícios. Confira.

O que é

O assessment é uma forma de avaliação que busca documentar todas as informações relativas a potencial, comportamento e performance dos funcionários e dos candidatos a uma vaga.

É basicamente uma avaliação feita para que a empresa tenha uma melhor noção sobre quem exatamente são seus colaboradores e candidatos.

Além disso, o Assessment serve para que os profissionais possam ter uma melhor avaliação de si mesmos.

Como funciona?

O Assessment é realizado por meio de uma espécie de teste. Mas vale ressaltar que há uma diferença significativa entre ambos, já que os testes tradicionais apresentam respostas corretas, ao passo que o Assessment não possui respostas certas ou erradas – seu objetivo é compreender as tendências comportamentais e as habilidades que as pessoas possuem.

Com base nos resultados dos testes, um relatório com todas as informações detalhadas sobre cada pessoa é gerado. Dessa forma, o próprio indivíduo terá a possibilidade de fazer uma avaliação eficiente de si mesmo.

Um fator importante é que os resultados não serão os mesmos em diferentes momentos da vida de uma pessoa. Por exemplo, em um dado momento, ela pode ser completamente inadequada para exercer determinada função e, entretanto, em outro momento, essa mesma pessoa pode vir a ser a ideal para exercer aquela mesma função. Uma pessoa também pode ser perfeita para uma empresa e para outra não.

Para deixar mais claro, podemos citar aquelas questões que apresentam uma ordem crescente de grau de afinidade. Um bom exemplo seria perguntar para uma pessoa o quão líder ela se acha e fornecer as opções de 0 a 10, onde 0 significa que a pessoa não se acha nenhum pouco líder e 10 significa que ela acha que pode exercer o papel de um líder nato. Obviamente, haveriam mais outras perguntas para se ter um perfil mais completo.

Após respondidas todas as questões, um gráfico pode ser gerado, o qual pode ser de qualquer tipo. Um bom tipo de gráfico é o chamado gráfico de rede, por apresentar várias camadas.

Por fim, o perfil da pessoa pode ser formado, de acordo com as respostas às questões e com as categorias que elas permitem. Como exemplos, pode-se ter o perfil proativo, o perfil de consultor e o perfil de engenhosidade.

Tipos

Há basicamente quatro tipos distintos de Assessment: Pessoal, Cultural, Para Desempenho e Coaching.

O Assessment Pessoal é aquele que busca compreender quais são as capacidades, a personalidade e o quão desenvolvido é o raciocínio com questões lógicas. O exemplo que foi citado acima elucida bem como esse tipo funciona e qual o seu objetivo. Ele é ótimo para saber se o profissional tem capacidade suficiente para exercer a função na qual está ou a que pretende ocupar.

Já o Assessment Cultural está ligado aos valores que o profissional possui. Esse tipo é empregado quando se deseja escolher os profissionais que melhor se encaixem na filosofia de uma determinada empresa. Isto é ótimo para manter a harmonia entre a empresa e seus colaboradores e, além disso, esse alinhamento garante uma produtividade maior, com a redução de possíveis conflitos sobre o que é mais importante.

O Assessment Para Desempenho busca entender se a produtividade da equipe está boa ou não. Vale ressaltar que este tipo, por si só, possui algumas deficiências, pois, apesar de apontar muito bem o que pode ser melhorado, às vezes não fica tão evidente entender quais os fatores mais decisivos para a baixa produtividade.

O Coaching Assessment recolhe os resultados gerados e busca analisá-los para traçar um caminho, com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional de cada colaborador. Ele funciona como o guia de todo o processo, direcionando todos para um bom alinhamento para com os valores e objetivos da empresa.

Benefícios

O maior benefício desta técnica de avaliação é conseguir manter o ambiente profissional de uma empresa dentro de certos limites. Isso garante o maior entrosamento de toda a equipe, mantendo sua produtividade e a satisfação de se estar imerso naquele ambiente de trabalho.

Com a satisfação, o engajamento que os colaboradores têm em perseguir e alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa é elevado, já que, pelo processo de Assessment, as metas e os valores da organização e dos colaboradores passam a ser bem semelhantes.

Ainda em relação ao ambiente harmonioso, as chances de um bom funcionário deixar a empresa são reduzidas significativamente.

Além disso, com os relatórios e dados que são gerados, todos os treinamentos que devem ser feitos para sanar as deficiências da equipe ficam mais claros, proporcionando a definição de planos e metas de aprendizagem.

E então, já tem uma visão inicial acerca de como o Assessment pode ser uma ferramenta útil para sua empresa? Uma ótima ideia para tornar a aplicação do Assessment uma realidade na sua empresa é contar com alguém especializado para auxiliá-lo e nós da Sempre TI podemos oferecer um excelente suporte para viabilizar o Assessment. Entre em contato conosco e saiba mais como podemos ajudar você na introdução desta técnica.

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com*

Obrigado pela sua mensagem! Em breve entraremos em contato

tranformacao digital